Publicado em 8 de fevereiro de
2013 - Prof. Aquino
De onde vem o Carnaval? Alguns,
erroneamente dizem até que foi a Igreja Católica que o inventou; nada mais
absurdo.
Vários autores
explicam o nome Carnaval, do latim “carne vale”, isto é, “adeus carne” ou
“despedida da carne”; o que significa que no Carnaval o consumo de carne era
considerado lícito pela última vez antes dos dias de jejum quaresmal. Outros
estudiosos recorrem à expressão “carnem levare”, suspender ou retirar a carne.
Alguns etimologistas
explicam as origens pagãs do Carnaval: entre os gregos e romanos costumava-se
fazer um cortejo com uma nave, dedicado ao deus Dionísio ou Baco, o deus do
vinho, festa que chamavam em latim de “currus navalis” (nave carruagem), de
donde teria vindo a forma Carnavale. Não é fácil saber a real origem do nome.
Outras festas
semelhantes aconteciam na entrada do novo ano civil (mês de janeiro) ou pela
aproximação da primavera, na despedida do inverno. Eram festas religiosas,
dentro da concepção pagã e da mitologia. Por exemplo, para exprimir o
cancelamento das culpas passadas, encenava-se a morte de um boneco que, depois
de haver feito seu testamento era queimado ou destruído. Em alguns lugares
havia a confissão pública dos vícios, o que muitas vezes se tornava algo
teatral, como por exemplo, o cômico Arlequim que, antes de ser entregue à morte
confessava os seus pecados e os dos outros.
Tudo isso era feito
com o uso de máscaras, fantasias, cortejos, peças de teatro, etc. As religiões
ditas “de mistérios” provenientes do Oriente e muito difusas no Império Romano,
concorreram para essas festividades carnavalescas. Estas tomaram o nome de
“pompas bacanais” ou “saturnais” ou “lupercais”. Como essas festas perturbavam
a ordem pública, o Senado Romano, no séc. II a.C., resolveu combater os
bacanais e seus adeptos, acusados de graves ofensas contra a moralidade e contra
o Estado.
Essas festividades
populares podiam acontecer no dia 25 de dezembro (dia em que os pagãos
celebravam Mitra (ou o Sol Invicto) ou o dia 1º de janeiro (começo do novo
ano), ou outras datas religiosas pagãs.
Quando o Cristianismo
surgiu encontrou esses costumes pagãos. Os missionários procuraram então
cristianizar esses costumes, como ensinava São Gregório Magno, no sentido de
substituir essas práticas supersticiosas e mitológicas por outras cristãs
(Natal, Epifania do Senhor ou a Purificação de Maria, dita “Festa da
Candelária”, em vez dos mitos pagãos celebrados a 25 de dezembro, 6 de janeiro
ou 2 de fevereiro). Por fim essas festividades pagãs do Carnaval ficaram apenas
nos três dias que precedem a Quarta-feira de Cinzas.
A Igreja procurou
também incentivar os Retiros espirituais e a “Adoração das Quarenta Horas” nos
dias anteriores à Quarta-feira de cinzas. Hoje, graças a Deus, temos em todo o
nosso país Encontros e Aprofundamentos religiosos.
Infelizmente o
Carnaval, sobretudo no Brasil, “descambou” para a dissolução dos costumes; nos
bailes e nas Escolas de Samba predominam o nudismo e toda espécie de
erotismo. Esquece-se que os Mandamentos são a via da libertação e que o pecado
é a escravidão da pessoa: “Não pecar contra a castidade” e “Não desejar a
mulher do próximo” (cf. Ex 20,2-17; Dt 5,6-21).
É triste observar que
o próprio Governo estimula esse desregramento com uma ampla distribuição de
“camisinhas”, para que os foliões pequem à vontade sem perigo de contaminação.
O Papa João Paulo II assim se expressou sobre a camisinha: “Além de que o uso
de preservativos não é 100% seguro, liberar o seu uso convida a um
comportamento sexual incompatível com a dignidade humana [...]. O uso da
chamada camisinha acaba estimulando, queiramos ou não, uma prática desenfreada
do sexo [...] O preservativo oferece uma falsa ideia de segurança e não
preserva o fundamental” (PR, nº 429/1998, p. 80).
Nesta época vale
recordar o que disse São Paulo: “Nem os impudicos, nem idólatras, nem
adúlteros, nem depravados, nem de costumes infames, nem ladrões, nem cobiçosos,
como também beberrões, difamadores ou gananciosos terão por herança o Reino de
Deus (l Cor 6,9; Rm 1, 24-27)”. O Apóstolo condena também a prostituição (1 Cor
6,13s, 10,8; 2 Cor 12,21; Cl 3,5) e as paixões da carne tão vividas no
Carnaval.
O sexo foi feito para
o matrimônio e o matrimônio foi elevado à sua dignidade por Cristo (Mt 5,32).
Jesus proclamou: “Bem-aventurados os puros, porque eles verão a Deus”. Disse
São Paulo: “A mulher não pode dispor do seu corpo: ele pertence ao seu marido.
E também o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa” (1
Cor 7,4). As consequências do sexo vivido fora do casamento são terríveis:
famílias destruídas; pais e mães (jovens) solteiros; filhos muitas vezes
abandonados, ou em orfanatos, e hoje muitas crianças “órfãs de pais vivos”,
como disse João Paulo II.
Por tudo isso o
cristão deve aproveitar esses dias de folga para descansar, rezar, estar com a
família e se preparar para o início da Quaresma na Quarta-feira de Cinzas. O
cristão não precisa dessa alegria falsa das festas carnavalescas; pois o prazer
é satisfação do corpo, mas a verdadeira alegria é a satisfação da alma, e esta
é espiritual.
Prof. Felipe Aquino
Fonte: http://cleofas.com.br/como-surgiu-o-carnaval/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-surgiu-o-carnaval
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